Lançamento do Plano de Recuperação Verde (PRV) da Amazônia Legal

 

Em dezembro de 2020, o então governador do Maranhão, Flávio Dino, foi eleito para o cargo de presidente do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. A entidade reúne os representantes dos estados da Região Norte, Maranhão e Mato Grosso. O grande desafio para o consórcio seria dar uma resposta efetiva e de longo prazo para a devastação crescente da floresta amazônica. Os obstáculos são imensos para se ter uma política pública de grande escala e que atenda às necessidades de uma população de 30 milhões de pessoas na região.

Coube à gestão de Flávio Dino a implantação do Plano de Recuperação Verde (PRV) da Amazônia Legal. Trata-se de um programa ambicioso que tem focos no combate às queimadas e ao desmatamento ilegal, em curto prazo, e na incorporação do conceito de economia verde para os próximos anos. O marco de lançamento do PRV foi a reunião dos governadores do consórcio no dia 16 de julho de 2021, em Brasília, e a divulgação intensiva do plano e suas medidas junto aos veículos de comunicação e nas redes sociais, como o Twitter, onde se dá o debate público mais frequente.

A divulgação para a imprensa tinha de levar em conta o cenário de pandemia de Covid-19, com parte dos jornalistas de Brasília ainda em sistema de trabalho home office, e a pauta jornalística muito voltada para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado, onde se investigam as ações do governo federal no combate ao coronavírus. A estratégia de comunicação do PRV deveria ser construída de maneira a buscar e a disputar espaço nessa cobertura jornalística.

Para isso, as equipes da Diálogo e do governo do Maranhão realizaram um trabalho conjunto de planejamento e de execução de ações. A ideia central foi construir ações integradas para maximizar o alcance de público e a segmentação dos jornalistas e veículos de imprensa a serem contatados. Os contatos foram todos realizados de maneira personalizada, via telefone e por meio de serviços de mensagens instantâneas.

Entrevista coletiva realizada no dia 16 de julho contou uma presença expressiva de jornalistas de forma presencial e por meio da transmissão da “live” no YouTube. Antes da entrevista coletiva, o então governador Flávio Dino participou do Jornal da CBN, sendo entrevistado pelo âncora Milton Jung por mais de 10 minutos. O jornal Folha de S. Paulo veiculou a cobertura do lançamento em sua edição impressa. A emissora CNN Brasil exibiu uma longa reportagem para registrar o evento e o conteúdo do plano.

Já uma reportagem da agência Reuters (com o título “Estados da Amazônia Legal negociam investimentos internacionais contra o desmatamento”) foi reproduzida no serviço global, em inglês, para o mundo inteiro. O mesmo conteúdo foi amplamente utilizado na imprensa brasileira.

A mobilização nas redes sociais também rendeu bons resultados. O perfil do então governador Dino serviu de âncora para divulgar informações e estimular interações.